"Números não é entediante nem irrelevante; tem grandes verdades para nossa vida cristã."
Deus nos ama e perdoa vez após outra (2cr 7,14). Frequentemente, o cristão que aceita as dádivas do Senhor comete falhas na caminhada cristã e deixa de seguir a Deus com perseverança. Mesmo assim, graciosamente, Ele possibilita um novo começo, uma grande oportunidade.
Além da abrangência do perdão, as Escrituras apresentam numerosos acontecimentos nos quais o Senhor reverteu determinadas condições ou circunstâncias e deu a seu povo a chance de um recomeço. A mãe de Moisés teve uma segunda chance de criar seu filho (ÊX 2.7-9). Miriã recebeu uma segunda chance quando Deus a perdoou de seu espírito rebelde e a curou da lepra (Nm 12.10-15). A esterilidade de Ana foi revertida para que pudesse gerar Samuel e dedicá-lo ao Senhor (1Sm 1.2-28).
Deus ofereceu um novo começo também para as mulheres do Novo Testamento. Isabel concebeu um filho quando já estava em idade avançada e deu à luz João Batista (Lc 1.5-25). A viúva de Naim recebeu uma Segunda Chance quando seu filho foi ressuscitado (Lc 7.11-17). A mulher pega em adultério ganhou uma nova oportunidade para viver uma vida temente a Deus (Jo 8.3-11). Dorcas foi ressuscitada por Pedro e ganhou alguns anos adicionais para servir ao Senhor (At 9.36-42).
A Bíblia também apresenta histórias em que as mulheres não aceitaram a segunda chance que Deus lhes ofereceu. Jezabel rejeitou sua segunda chance e deliberadamente desobedeceu a Deus (2Rs 9.30-37). Berenice ouviu a mensagem do evangelho quando Paulo pregou e, ainda assim, não temos registro de que ela tenha aceitado o evangelho (At 25.23; 26.30-32).
A misericórdia de DEUS e sua Justiça sempre estão em equilíbrio. Mesmo que uma mulher cristã experimente algumas consequências temporárias por sua desobediência, pode receber o perdão e a certeza da vida eterna, por que seus pecados estão cobertos pelo sangue de Jesus. Outra oportunidade não significa, necessariamente, ausências de consequências. A justiça de Deus, frequentemente, não impede que a pessoa que cometeu erros no passado não sofra consequências, mesmo agora numa vida de desobediência. Sua misericórdia, porém, continua a lhe oferecer a proteção de um Pai gracioso e perdoador (Lc 15.20; J0 10.28-29).
Obs.: Renovação (Hc 3); Retratos de Noemi (Rt 2); e Rute (RT 2).
A Paz do Senhor a todos!
Pr. Leandro Ferrazoni