"Que trágedia, quando grandes esperanças são derrotadas por pequenos esforços!" Rhonda Kelly.
A rebeldia assume várias formas diferentes e tem os mais variados resultados e consequências. A raiz da rebeldia, no entanto, permanece a mesma: o pecado ou a desobediência deliberada. O espírito de rebeldia nao agrada a Deus. Moisés percebe esse espírito na descrição que faz da revolta de CORÁ conta o SENHOR: Corá e outros filhos de Levi passaram dos limetes (NM 16.7) Ao invés de CONFIAR NO SENHOR e de contar com a sua SOBERANIA E JUSTIÇA, eles procuraram agir somente de acordo com seus próprios desejos. Criam mais em si mesmos e em sua própria força do que em Deus.
A rebeldia pode ir diretamente contra Deus, contra os pais, contra a lei ou contra a Igreja. Em última análise, no entanto, toda rebeldia é contra Deus, porque viola os padrões de AUTORIDADE que ele estabeleceu. Corá e seus "companheiros" nao se REBELARAM apenas contra Moisés e Arão, mas CONTRA O SENHOR DEUS (NM 16.11.30).
A rebelião sempre envolve MALDADE, talvez por causa de inveja de uma posição, de um salário, e pode ser da parte de um amigo ou parente e até mesmo de um cônjunge. Corá teve inveja da autoridade que Deus deu a Moisés e a Arão (NM 16.3). iSSO o levou à sua rebeldia e, em fim, à sua morte (NM 16.32). Nós precisamos guardar com cuidado o nosso coração e mente em todas as decisões que tomamos e em cada alvo que tentamos alcançar, perguntando a nós mesmos se estamos honrando a Deus ou buscando nos exaltar e agradar.
obs: Autoridade (jo19); Obediência (FM) ; Submissão (tg 3).
Belo texto!
ResponderExcluirvc me adicionou no orkut!
tb tenho um blog! dê uma passada lá.rsrs se desejar .. claro! www.gritosesussurrosdaalma.blogspot.com
já estou te seguindo!
abraço