domingo, 20 de novembro de 2011

PREOCUPAÇAO, PARALISIA DA FÉ

Dependendo do contexto, palavras traduzidas como "cuidados", "preocupaçoes" ou "temor" e "ansiedade" podem revelar tanto atitudes certas quanto erradas na vida de um cristão. O sentimento de temor está correto quando significa reverencia para com Deus por causa de sua santidade; O cuidado é positivo quando demonstra interesse pelo outros.
Mas preocupar-se é uma atitude que sempre esta errada, porque a preocupaçao paralisa a fé atuante na vida de qualquer pessoa. Quando nos preocupamos, assumimos responsabilidades que nunca nos foram delegadas. Jesus ensinou repetidas vezes: "nao vos iquieteis" (dividir a mente), mesmo em relaçao as coisas basicas da vida. A preocupaçao ou inquietaçao divide a mente entre coisas uteis e prejudiciais. A inquietaçao, nao muda nada e serve apenas para desviar o nosso olhar de Deus e de sua fidelidade e justiça. Em vez de nos concentrar-mos em Deus, passamos a nos ocupar de coisas concernentes a vida, tais como posses e bens materiais. A preocupaçao é uma emoçao nociva e sufocante que consome a energia e tenta elevar a força e ingenhosidade humanas acima da força e dos propósitos de Deus.
Fontes de preocupaçao incluem mudanças, falta de entendimento e de controle sobre nossa vida. A preocupaçao abre caminho para o mundanismo, isto é, para as preocupaçoes das coisas dessa vida. Embora os filhos de Israel tivessem observado Deus abrir o mar vermelho para libertá-los do Egito, eles nao acreditaram que o Senhor providenciaria agua no deserto para satisfazer suas necessidades. A preocupaçao é o OPOSTO DE FÉ, e o ato de preocupar-se sugere que Deus nao é digno de CONFIANÇA PARA CUIDAR DE NOSSA VIDA E SUPRIR AS NOSSAS NECESSIDADES. Portanto, no Juíxo Final, "os covardes" estarao ao lado dos "incrédulos".
Ao ligar preocupaçao com incredulidade, as escrituras nos dao orientaçao para voltarmos A FÉ INTEGRAL. O caminho que vai da preocupaçao a Fé começa com o reconhecimento do pecado e a confissao da falta de fé, continua com a libertaçao e termina com a certeza de que absolutamente nada pode separar voce do amor de Deus, que é o grande EU SOU. Em vez de anciedade, devemos oferecer livremente açoes de graças vindas de um coraçao FIRMADOS NA FÉ EM DEUS COMO TODO TRAÇO SUFIENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário